O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

São José do Rio Preto,26 de janeiro de 2020.
 
      Notícias
Página Anterior Imprima este Artigo
06/07/2017 - 08:23
Congressos do BB e Caixa aprovam luta em defesa dos bancos públicos
 
Fotos: Júlio César Costa
O 33º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef) e o 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizados nos dias 1º e 2 deste mês de julho em São Paulo, aprovaram intensificar a mobilização em defesa dos bancos públicos. Inclusive na abertura dos congressos foi apresentada a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos; lançada oficialmente no último dia 13 de junho, no Senado Federal.

Além da luta conjunta contra o desmonte dos bancos públicos, via processos de reestruturação, os dois congressos aprovaram pautas específicas. Neste ano, cabe lembrar, não haverá Campanha Salarial da categoria; a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada no ano passado, tem validade de dois. Dentre outros pontos, a CCT garante a reposição da inflação (setembro de 2016 a agosto deste ano), aumento real de 1% e manutenção da PLR.

Caixa Federal

O 33º Conecef reuniu 316 delegados (165 homens e 151 mulheres). Entre as resoluções aprovadas, retomada das contratações; mobilização contra o processo de reestruturação; prevenção de doenças do trabalho e definição de políticas de saúde mental; realização de campanha permanente pelo cumprimento da jornada de trabalho e pelo correto registro das horas trabalhadas; manutenção do modelo de custeio do Saúde Caixa (70% para Caixa e 30% para os usuários) sem inclusão de teto de contribuição para o banco; democratização da Funcef; fim do voto de Minerva e intensificar luta contra o PLP 268/2016, que reduz a representação dos empregados na Fundação; cobrar responsabilidade da Caixa com o contencioso judicial; não à verticalização; fim dos descomissionamentos arbitrários; luta pelo não fatiamento da Caixa e pela manutenção da gestão pública do FGTS no banco.

Banco do Brasil

O 28º Congresso Nacional dos Funcionários do BB reuniu 309 delegados (160 homens e 149 mulheres). As propostas aprovadas versam sobre os impactos do processo de reestruturação; banco digital; emprego; carreira; igualdades de oportunidades; saúde do trabalhador; pejotização; terceirização; Cassi; e Previ.




Fonte: Sindicato dos Bancários de Campinas e Região – Jairo Gimenez

 
.: Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região :.
2010 - Direitos Reservados - Desenvolvido por Solução R2